Search
sexta-feira 24 janeiro 2025
  • :
  • :

Moro pede demissão e Bolsonaro tenta convencê-lo a ficar

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, pediu demissão do governo de Jair Bolsonaro nesta quinta-feira, 23. Segundo informou o jornal Folha de S. Paulo, a decisão do ex-juiz da Lava jato aconteceu após o presidente informar que trocaria a diretoria-geral da Polícia Federal, hoje ocupada por Maurício Valeixo, homem e confiança de Moro. Por ele ser o ministro mais popular do governo de Jair Bolsonaro, o capitão tenta convencê-lo a ficar.
Desde o ano passado, o presidente tem ameaçado trocar o comando da PF para poder ter controle sobre a atuação da polícia. O ministro foi convidado por Bolsonaro para integrar o governo com a promessa de ser um superministro, tendo total liberdade para escolher sua equipe, mas na prática não foi o que aconteceu. Desde que assumiu, porém, acumula recuos e derrotas.
No ano passado, Bolsonaro já tinha ameaçado trocar o comando da PF. No meio da polêmica, o presidente chegou a citar um delegado que assumiria a chefia do Rio, mas foi rebatido pela Polícia Federal, que divulgou outro nome, o de Carlos Henrique de Oliveira, da confiança da atual gestão. Após meses de turbulência, o delegado assumiu o cargo de superintendente, em dezembro.
Moro ficou nacionalmente conhecido após comandar a operação Lava Jato e ser o juiz que julgou e determinou a prisão do ex-presidente Lula. (Carta Capital)