Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Montagem, Edição e Finalização é foco do segundo workshop de Formação Audiovisual

O diretor de cinema e videomaker Raoni Reis trará noções de linguagem documental e ficcional focadas em estratégias de organização e recursos estilísticos.

Com o intuito de fomentar o audiovisual e o estímulo à discussão ambiental, a produtora Moeté Filmes está realizando uma série de workshops em formação audiovisual, por meio do projeto “Pensando Diferente os 4 Elementos”. Os profissionais convidados para ministrar as oficinas gratuitas possuem experiências em produções sobre temas relacionados ao meio ambiente.

No terceiro sábado do mês (17) o diretor, montador e videomaker Raoni Reis, ministrará o segundo workshop do projeto, no Cineteatro Sala Mário Lago, as 14h às 17h. O tema será sobre Montagem, Edição e Finalização. Até o mês de setembro a produtora realizará mais três workshops. As inscrições devem ser feitos por meio das redes sociais da própria produtora.

O primeiro workshop foi realizado no dia 3 de agosto e ministrado pelo produtor cultural, Digo Amazonas que expôs aos participantes o que faz um produtor executivo e elaborou dinâmicas em grupo de como pensar um projeto do zero, com tema, objetivos, equipes, locação e orçamento.

Os interessados em participar desse workshop aprenderão noções sobre linguagem documental e ficcional, além de suas diferenças e suas semelhanças. “A partir dessas características será possível traçar estratégias tanto de organização, workflow e finalização, quanto de recursos estilísticos, criativos e expressivos que possam potencializar a comunicação de um filme da montagem”, conta Reis.

A iniciativa faz parte das etapas de produção da web série “Pensando Diferente os 4 Elementos”. A produção contará com 4 episódios direcionados aos quatros elementos presentes na natureza: água, terra, ar e fogo.

O idealizador do projeto e produtor cultural, Daniel Paiva, conta que a ideia surgiu após um programa de estágio voluntário sobre pesquisa de meios de comunicação voltados para a área socioambiental, na Faculdade de Tecnologia de Jacareí. “Ao fim do estágio, comecei a escrita do projeto – indo além da pesquisa no voluntariado – contemplando formação cultural e técnica específica”, explica Paiva.

O projeto é beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), pelo decreto nº 132/2005; com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy – “JMA” e Prefeitura de Jacareí.