Querido leitor, esta semana vamos falar sobre os Cuidados Paliativos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma ameace a vida, por meio da prevenção e alivio do sofrimento. Sendo ele por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
As pessoas LGBTQIA+ tem uma menos aderência aos cuidados paliativos, pois ainda se sentem discriminados, medo, angústia, isolamento social, e luto privado de direitos. Ter um ambiente acolhedor com a equipe multidisciplinar compete a melhora desse nosso quadro, podendo assim dar um melhor cuidado paliativo no fim de suas vidas.
Com essa abordagem citada a cima, ainda surgem muitas dúvidas, não é mesmo meu querido leitor. Como a FISIOTERAPIA pode ajudar neles? O que os fisioterapeutas fazem?
O papel do fisioterapeuta no cuidado paliativo tem que ser HUMANIZADO e INTEGRADO, reduzindo os sintomas e aumentando a qualidade de vida (lembrando que nem sempre é em fim de vida que se tem os cuidados paliativos). Para que isso ocorra, o fisioterapeuta tem que compreender todas as necessidades dos pacientes, não somente as físicas, mas o paciente como UM TODO!! Gosto de falar meu querido leitor que desde o primeiro momento é preciso deixar claro os objetivos da fisioterapia, tanto para o paciente seus familiares quanto para a equipe multidisciplinar, facilitando assim a aceitação e efetividade do tratamento. Outro aspecto que gosto de considerar sempre é o caráter preventivo. Mas como isso DRA.?! Isso seria antecipar possíveis complicações e assim com todos os envolvidos cientes fica mais fácil um planejamento para o tratamento.
Como tenho esses cuidados, seguindo em frente já com todo diagnostico e conversas faço um plano de tratamento, logico que temos que ter vários planos ao longo do mesmo dia, pois nem sempre será o que pensamos, mas eles são basicamente esses que irei citar:* TERAPIA PARA DOR, onde teremos o alivio dela, a melhora da ansiedade e a circulação tecidual.
*ALIVIO DOS SINTOMAS PSICOFISICOS, onde termos técnicas de relaxamento, auriculoterapia, exercícios moderados de força onde temos a melhora hormonal.
ATUAÇÃO NAS COMPLICAÇÕES OSTEOMIOARTICULARES, pacientes em fase terminal costuma ter a SINDROME DO DESUSO, onde mobilizamos, alongamos, e exercícios com peso leve.
REABILITAÇÃO E COMPLICAÇOES LINFÁTICAS, uma das principais, onde iremos fazer drenagem linfática, e exercícios aeróbicos.
MELHORA DA FUNÇÃO PULMONAR, além da troca de decúbito teremos exercícios focados para o que tiver no pulmão.
Vocês viram meu querido leitor que tudo citado a cima foi o de praxe, pois somos todos iguais, independendo da sua escolha sexual!!
Duvidas, perguntas, explicações, troca de ideia em geral deixo meu instagram aberto para vocês @dra_brunassis
Espero que tenham gostado, até breve!
Dra. Bruna Assis