Olá querido leitor, esse mês iremos falar sobre o Câncer Bucal!
Sendo conhecido como MAIO VERMELHO!
O câncer de bucal é um tumor maligno, que pode acometer qualquer região da boca, como os lábios, língua, garganta, glândulas salivares, faringe e seios da face. Esse câncer é mais comum entre os homens, mas as mulheres também podem vir a ter, a idade média dele é acima de 40 anos, porém em alguns casos pode surgir antes, por isso sempre devemos ficar atentos.
O câncer bucal por não ser muito falado, e não ser muito explicado seus sintomas, o diagnostico geralmente é tardio, e com isso na maior parte dos casos já se tem muitos comprometimentos.
Mas vamos lá meu querido leitor, afinal varias duvidas devem surgir não é mesmo!! Vamos começar pela prevenção. A prevenção é sempre nossa melhor aliada seja ela para qualquer tipo de câncer, nuca se esqueça disso.
No câncer bucal as prevenções são bem conhecidas como: *NÃO FUMAR; *NÃO INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS; *TER UMA BOA HIGIENE BUCAL; *TER UMMA BOA ALIMENTAÇÃO; *USAR CAMISINHA NO SEXO ORAL.
Meu querido leitor você deve estar pensando as prevenções eu sei doutora, mas os sintomas quais são?? Os sintomas variam de pessoas para pessoas, mas os mais comuns são: feridas na boca que não cicatrizam; inchaços; nódulos; manchas espessas podem ser perto da boca ou mesmo no pescoço; lesões vermelhas ou branca na boca ou lábios; sensação de algo preso a garganta; dormência; dor; sensibilidade; dor no ouvido, mas sem a perda de audição; dificuldade para mover mandíbula, língua, engolir ou falar; dentes amolecidos sem uma causa odontológica aparente; dor de garganta ou rouquidão prolongada.
O tratamento vai consistir dependendo do estágio que o câncer se encontra, podendo ser RADIOTERAPIA, QUIMIOTERAPIA OU A CIRURGIA.
Mas doutora o que você como fisioterapeuta faz?
Bom meu querido leitor esse câncer assim como os outros precisamos da equipe transdisciplinar, como os fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, médicos e sim nós os fisioterapeutas.
A fisioterapia nesse câncer vai consistir em fazer uma drenagem facial, tomando todo cuidado do mundo pois o paciente deve estar com dor e não sabemos o que iremos encontrar pela frente, e a drenagem tem que ser muito bem realizada. Vamos exercitar a musculatura da face, ajudar com o trismo mandibular (nada mais é do que a NÃO ABERTURA por completo da boca, ficando com dificuldade em se alimentar, falar, entre tarefas.), realizar exercícios para evitar a fadiga, entre outras condutas que só fazendo uma boa avaliação para defini-las.
Agora meu querido leitor deixo aqui para você um MITO ou VERDADE, que muitos me perguntam.
“Enxaguantes bucais tem relação com a formação de tumores na boca?”
VERDADE !!!!! A utilização de enxaguantes bucais com álcool em sua composição pode aumentar a incidência de câncer. Isso ocorre com o uso diário e em longo prazo, pois o álcool pode eliminar bactérias protetoras da boca e facilitar a proliferação de substancias maléficas ao organismo.
Dúvidas, perguntas, explicações, trocas de ideia em geral deixo um instagram aberto para vocês @dra_brunassis
Espero que tenham gostado, até breve.
Dra. Bruna Assis