A Secretaria de Turismo e Cultura promove no Mistau (Museu da Imagem e do Som de Taubaté) até 31 de julho a exposição “A participação da Mulher na Revolução Constitucionalista de 1932”.
Com entrada gratuita, a mostra fica disponível ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 13h.
Trata-se de um acervo fotográfico, com quase 30 imagens que contam a história de mulheres que participaram, ao lado dos homens, confeccionando fardas, capacetes de aço, botas, tratando dos feridos, fazendo e distribuindo alimentos, além de participar da “Campanha do Ouro”. A partir daí as mulheres tiveram, pela primeira vez, o seu direito reconhecido no processo eleitoral.
Em 1932 o Estado de São Paulo não aceitou o regime de ditadura imposto pelo então Presidente Getúlio Vargas. A “Revolução Constitucionalista” teve início em 9 de julho. Paulistas de todas as classes se armaram para lutar em prol do ideal constitucionalista. Foram quase três meses de batalhas, encerradas em 2 de outubro daquele mesmo ano com a derrota militar dos constitucionalistas. Mas em 1934 o governo federal convocou eleições para uma nova Assembleia Constituinte.
O Mistau fica à avenida Tomé Portes Del Rey, 761 no Jardim Ana Emília.
Mistau expõe imagens de mulheres na Revolução de 32
jun 11, 2018Bruno FonsecaTaubatéComentários desativados em Mistau expõe imagens de mulheres na Revolução de 32Like
Previous PostHandebol Taubaté vence o Guarulhos e segue invicto em 2018
Next PostEvento gratuito Do Campo à Mesa estimula a valorização de ingredientes e produtores locais