Após a realização de audiências públicas nas diferentes regiões de Taubaté, na segunda audiência sobre o tema na Câmara Municipal, dia 2, o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Guilherme Perez, apresentou a minuta do Plano de Mobilidade Urbana.
A audiência foi conduzida pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB) e contou com a participação de Guará Filho (PL), Jessé Silva (SD), Rodrigo Luis Digão (PSDB) e Rodson Lima Bobi (PV).
No diagnóstico que precedeu a elaboração da minuta, por meio de estudos, consultoria e audiências públicas, foram apontadas deficiências em calçadas em diversos bairros, necessidade de ampliação do sistema cicloviário, dificuldade de transposição de barreira físicas, como linha férrea, deficiências operacionais do sistema de transporte, necessidade de melhorias no sistema viário, com políticas públicas que desestimulem o uso do veículo particular, como explanou o secretário.
O projeto do Plano de Mobilidade se baseia em seis estratégias de ação: integração espacial do território urbano; ampliação da infraestrutura para modais não motorizados; equalização da acessibilidade no sistema viário; fomento à migração modal, reorganização das dinâmicas de circulação, aperfeiçoamento da gestão integrada ligada à mobilidade.
O texto prevê a realização de 37 ações inseridas nas seis estratégias, que deverão ser oficializadas na forma de decreto, cuja elaboração deverá passar pela participação popular por meio de audiências públicas.
As ações se referem ao transporte a pé, de bicicleta, transporte público, sistema viário, gestão de mobilidade, transporte de carga e veículo particular.
Munícipes usaram a tribuna durante a audiência pra fazer reclamações e sugestões sobre o tema, que deverão ser consideradas no desenvolvimento das 37 ações que serão definidas por decreto. O próximo passo é a apresentação do projeto de lei do Plano de Mobilidade Urbana para o Legislativo.
O vídeo da audiência está disponível no canal da TV Câmara no Youtube: https://youtu.be/J6ZufHFU9jk.