Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

Ministra critica projeto que criminaliza aborto após 22 semanas de gestação

“Não podemos aceitar que o pouco que nós temos de garantia de direito para meninas e mulheres seja destruído nesse momento”, disse Cida Gonçalves

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, criticou o projeto de lei que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio.

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira, 13, a ministra afirmou que o presidente Lula já havia sinalizado, durante a campanha, que não alteraria a legislação sobre aborto. Ela reiterou que seu papel é defender a vida das mulheres e evitar que sejam criminalizadas por uma prática que é legal no país.

“Nós não podemos aceitar que o pouco que nós temos de garantia de direito para meninas e mulheres seja destruído nesse momento”, declarou a ministra, acrescentando que o governo não pretende mexer no Código Penal vigente desde 1940.

Segundo a ministra, o projeto aumenta a pena para mulheres que realizarem aborto legal, já previsto no Código Penal desde 1940, para até 20 anos de prisão enquanto estupradores podem pegar até 12 anos.