Militares iniciam na próxima semana treinamentos em Taubaté junto aos profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para aprimoramento das atividades de atendimento pré-hospitalar dentro do curso de Busca e Salvamento da Aviação do Exército.
A programação prevê 28 dias de treinamento, por meio de uma parceria entre o Ciavex (Centro de Instrução de Aviação do Exército) e o consórcio responsável pela gestão do Samu regional.
O Curso de Busca e Salvamento da Aviação do Exército busca habilitar oficiais e sargentos para cumprir missões de busca, atendimento pré-hospitalar, resgate de tripulações acidentadas, operações aeromóveis e atividades especiais de mergulho. O curso atualmente possui 27 semanas divididas em módulos, nos quais, destaca-se o primeiro módulo de Atendimento Pré-Hospitalar que serve de base para todos os demais.
O Samu foi implantado em 24 de novembro do ano passado, por meio do Cisamu, consórcio municipal que hoje reúne oito cidades e uma população de 425.909 pessoas. Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antonio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga integram o consórcio.
De janeiro a maio deste ano foram realizados 25.122 chamadas ao telefone 192 do Samu, das quais 10.593 resultaram no emprego de viaturas para o resgate dos pacientes.