Proposta construída entre trabalhadores, Sindicato e montadora garante plataforma MQB, produção exclusiva de novo SUV e compartilhamento do Polo
Os funcionários da Volks Taubaté votam hoje, quarta-feira, dia 20 um acordo que garante a implantação da nova plataforma MQB em Taubaté. Com isso, a fábrica poderá ter a produção exclusiva de um novo carro SUV e a produção compartilhada de duas versões do Polo.
Os termos da proposta foram aprovados em plenária realizada no sábado, dia 16, no Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região). Agora, o acordo será colocado para votação em assembleia na porta da fábrica nesta quarta, às 6h (trabalhadores do 3o turno) e às 15h (trabalhadores do 1o e 2o turnos).
A conquista do novo acordo é um passo estratégico para o futuro da Volks em Taubaté. As plataformas atuais da fábrica, VW 23X e VW 120 (Gol e Up), encerram a vida útil em 2021. Além disso, o acordo vigente com a VW não garante a vinda de novos produtos.
A Volks é a maior empregadora da cidade, com cerca de 3.100 funcionários diretos, a empresa que mais contribui com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no município e a maior exportadora de Taubaté.
Acordo
Além do pacote tecnológico previsto para Taubaté, o novo acordo garante renovação de cláusulas da Convenção Coletiva, volta da data-base anual e define valores e reajustes da PLR, entre outros pontos.
O acordo foi organizado em cláusulas estruturantes, econômicas e sociais. Caso sejam aprovados, os termos serão válidos até agosto de 2022, com possibilidade de extensão para até agosto de 2024.
“Com a autorização concedida pelos trabalhadores, o Sindicato teve condição de negociar o melhor acordo que vai ocorrer no Brasil neste ano: preserva o emprego, mantém cláusulas sociais e garante novos produtos para Taubaté. Tudo porque o trabalhador valorizou esse compromisso”, afirmou o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião.
Pacote tecnológico para VW Taubaté
MQB
Plataforma que vai padronizar a produção mundial da Volks. A fábrica que conta com a plataforma MQB viabiliza a vinda de novos investimentos e produtos. Permite que uma mesma base desenvolva carros de diferentes segmentos.
Novo carro SUV
Produção exclusiva de um novo carro. Será um veículo do modelo SUV, segmento com maior crescimento no mercado brasileiro. A cada cinco carros vendidos no Brasil em 2018, um foi SUV.
Carros compartilhados
Produção compartilhada do Polo e do Polo PA, uma nova versão que será lançada. O Polo é o primeiro veículo compacto da marca desenvolvido a partir da plataforma MQB.
Gol e Voyage
Taubaté terá prioridade na discussão caso haja outro modelo chamado Gol ou Voyage