Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Mestre Justino é homenageado com uma semana de atividades em sua terra natal

Pintor nascido em redenção da serra completaria 91 anos na próxima segunda-feira, dia 15 de maio; obra inclui painéis com temática regional

O artista plástico Mestre Justino, que na próxima segunda-feira, 15, completaria 91 anos de seu nascimento, será homenageado mais uma vez com a realização da 2ª Semana Mestre Justino, uma iniciativa do Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Cultura de Redenção da Serra, cidade onde ele nasceu em 15 de maio de 1932.

Segundo a professora Ana Néri do Carmo de Faria, a proposta é preservar a memória do pintor redencense, que tem sua obra espalhada por todo o Brasil e fora do país e que se notabilizou pela temática sobre a cultura caipira e valeparaibana e a pintura de extensos murais, principalmente em parques e prédios públicos de Taubaté. “Queremos que as novas gerações conheçam a obra de Justino para perpetuá-la como expressão da nossa cultura”, afirma.

As atividades da semana serão abertas na segunda-feira, às 10h, com homenagem póstuma no túmulo do artista, no cemitério municipal da cidade, quando além de flores colocadas por alunos das escolas locais, também haverá uma fala do escritor redencense Paulo Pereira, alusiva ao Mestre Justino, com quem conviveu.

A programação continua durante toda a semana, até sexta-feira, 19, com visitas monitoradas de alunos da Escola Municipal Professora Edna Regina de Oliveira e Silva e da Escola Estadual Coronel Queiróz à Capela do Cruzeiro, local onde Mestre Justino pintou o painel “Vida, Dádiva de Deus”, que retrata a trajetória do Homem desde a criação do Mundo até o Apocalipse.

Na quarta-feira, dia 17, das 18h às 19h30, o escritor Severino Antônio Moreira Barbosa, realiza uma videoconferência sobre o tema “A necessidade vital da arte e a pintura do Mestre Justino”, apresentada como atividade de formação para os professores da Escola Municipal Edna Regina de Oliveira e Silva, sobre a “Importância da Arte como Educação da Sensibilidade, do Sentimento e da Criação e as Referências à Obra do Mestre Justino”

Doutor pela UNICAMP, Barbosa se dedica há mais de 50 anos à Educação, em especial ao ensino de Redação e Leitura, Filosofia da Educação, Literatura, Estética e Filosofia da Arte, além de trabalhar com formação e aprimoramento de educadores, e em encontros com famílias e comunidades e ser autor de diversos livros com ensaios, contos, poemas e histórias para crianças.

Exposição inédita – No próximo final de semana, dias 20 e 21 de maio, as atividades continuam com uma exposição inédita dos quadros da Via Sacra pintados pelo Mestre Justino há cerca de 50 anos, para a Igreja Matriz de Redenção da Serra. A obra teria sido encomendada por um fazendeiro local, que depois fez a doação à Paróquia de Santa Cruz e embora tenha permanecido por todo esse período nas paredes do templo é pouco conhecida.

“Muitas pessoas nem sabem que foi ele quem pintou esses quadros”, explica Ana Néri. A exposição ficará aberta à visitação do público, das 9h às 17h, durante os dois dias e marca o encerramento da Semana Mestre Justino.

SERVIÇO

2ª Semana Mestre Justino – 15 a 21 de maio de 2023

(Homenagens, visitas monitoradas e exposição de arte)

Redenção da Serra (SP)