Search
quinta-feira 23 janeiro 2025
  • :
  • :

Madonna

Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), mais conhecida como Madonna, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e produtora musical e cinematográfica norte-americana. Ela se mudou para Nova Iorque em 1977 para seguir a carreira na dança moderna. Após se apresentar nos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de álbuns bem sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV. Ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, entre elas “Like a Virgin”, “Papa Don’t Preach”, “La Isla Bonita”, “Like a Prayer”, “Vogue”, “Take a Bow”, “Frozen”, “Music”, “Hung Up” e “4 Minutes”. Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.

Sua carreira foi reforçada por participações em filmes que começaram em 1979, apesar dos comentários mistos. Ela ganhou aclamação da crítica e um Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical por seu papel em Evita, mas tem recebido duras críticas por outros papéis no cinema. Outras ocupações de Madonna incluem ser escritora de livros infantis, diretora de cinema, produtora,desenhista de moda e empresárioa, sendo nesta última, tendo destaque com a fundação da Maverick Records em 1992. Em 2007, ela assinou um contrato de 120 milhões de dólares com a Live Nation.

Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos e é reconhecida pelo Guinness World Records como a Artista feminina mais bem sucedida de todos os tempos. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a artista feminina da era do rock mais vendida do século XX e a segunda artista feminina mais vendida nos Estados Unidos, atrás de Barbra Streisand, com 64 milhões de álbuns certificados. Em 2008, a revista numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos no Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem sucedida na história das paradas da Billboard. Ela também foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame no mesmo ano. Considerada uma das “25 mulheres mais poderosas do século XX” pela Time por exercer influência na música contemporânea, Madonna frequentemente é chamada de “Rainha do pop” e é conhecida por estar constantemente reinventando e modernizado sua música e sua imagem, e por manter um grande nível de autonomia dentro da indústria fonográfica.

Álbuns de Madonna
A discografia de álbuns da cantora estadunidense Madonna consiste em 13 álbuns de estúdio, seis compilações, três trilhas sonoras, três álbuns ao vivo e três álbuns remixados. Em 1982 Madonna assina contrato com a Sire Records, propriedade da Warner Bros. Records. Após o sucesso dos seus dois primeiros singles “Everybody” e “Burning Up”, ela assinou um acordo para gravação de álbuns em 1983. Seu primeiro LP lançado pela Sire foi o auto-intitulado álbum de estreia, Madonna, lançado em 1983. No pico, o álbum alcançou a posição de número oito na Billboard 200 e ganhou cinco vezes o certificado de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). O próximo álbum foi Like a Virgin, lançado em 1984.O álbum liderou as paradas em muitos países e ganhou certificado de diamante pela RIAA. True Blue, seu terceiro álbum de estúdio, foi lançado no ano de 1986. Com este, a artista emplacou suas 5 musicas de trabalho no top 5 da “Billboard Hot 100”, com 3 delas atingido o pico de numero 1. True Blue se tornou seu disco de inéditas mais vendido ao redor do mundo, com 25 milhões de cópias comercializadas. Em 1987, ela lançou dois álbuns que alcançaram status de platina nos Estados Unidos: trilha-sonora Who’s That Girl e sua primeira coletânea de remixes You Can Dance. A trilha-sonora contém faixas de outros artistas, mas é considerada um “álbum de Madonna” pela Billboard 200 e pela Warner Bros. Records. Like a Prayer, seu quarto álbum de estúdio, lançado em 1989, tornou-se o seu terceiro álbum número um na Billboard 200, e lhe rendeu três singles a alcançarem o top 3 da “Bilboard Hot 100”, tendo a “faixa-título”, alcançado a posição de número um. Like a Prayer é o seu trabalho com maior aclamação crítica até hoje, chegando a ser considerado o “mais próximo que o pop chegou da arte” pela revista Rolling Stone.

Madonna entra nos anos 1990 lançando I’m Breathless , com canções inspiradas no filme de 1990 Dick Tracy. Em novembro do mesmo ano lança sua primeira coletânea de greatest hits, intitulada The Immaculate Collection. O álbum foi o segundo LP de Madonna a ganhar certificado de diamante pela RIAA. No Reino Unido, se tornou o álbum de uma cantora feminina mais vendido de todos os tempos. Com mais de 30 milhões de cópias vendidas, The Immaculate Collection é a compilação mais vendida da história por um artista solo. Após seu contrato com a Sire acabar em 1991, ela fechou um novo acordo de gravação e negócios com a Warner Bros. e Time Warner, no valor de USD 60 milhões. Também fundou a Maverick Records, que se tornou sua gravadora principal. O primeiro trabalho lançado pelo Maverick foi seu quinto álbum de estúdio, Erotica, em outubro de 1992. Erotica ganhou dois certificados de platina nos Estados Unidos, e totalizou aproximadamente 6,7 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Em 1994, lança Bedtime Stories, seu sexto álbum de estúdio,[30] que ganhou três certificados de platina pela RIAA. Something to Remember, coleção de baladas lançada em 1995, alcançou o top 10 em vários países e vendeu cerca de 9 milhões de cópias pelo mundo. Seu terceiro álbum de trilha sonora, do musical Evita, foi lançado em 1996. O disco-duplo foi certificado cinco vezes platina pela RIAA, reconhecendo 2.5 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos (isso porque a trilha sonora é um disco-duplo e ultrapassa o tempo de 100 minutos de duração, com isso a RIAA contou cada unidade vendida como duas). O sétimo álbum de estúdio de Madonna, Ray of Light, foi lançado em 1998 e debutou em número 2 na Billboard 200, com 371 mil cópias vendidas apenas na primeira semana, tornando-se a maior estréia em vendas da história do chart na era Nielsen SoundScan até então. O álbum trouxe a artista de volta ao páreo e tornou-se um dos mais vendidos daquele ano e de sua carreira, com mais de 20 milhões de exemplares comercializados até a atualidade. O trabalho angariou uma grande ovação da crítica especializada e rendeu à Madonna diversos prêmios, incluindo quatro Grammy Awards.

No ano 2000, a artista lançou seu oitavo disco de estúdio, Music, que debutou direto em número um na Billboard 200, convertendo-se no quarto de sua carreira e o primeiro em 11 anos a atingir o pódio, feito que não conquistava desde Like a Prayer. Ele também liderou as paradas de vários países europeus.Em 2003 é lançado seu nono material, American Life, que se tornou o quinto disco número um de Madonna no chart americano de vendas de álbuns, a Billboard 200. O álbum vendeu mais de 5 milhões de cópias e ganhou certificado de platina pela RIAA.Em 2004 ela vendeu suas ações da Maverick Recors para a Warner Music Group após um processo entre as duas empresas.Confessions on a Dance Floor, lançado em 2005, foi considerado seu “álbum de retorno”, estreando em número um nos Estados Unidos e em 40 países garantindo-lhe um lugar no Guinness Book. No ano de 2007, Madonna assinou um contrato de 10 anos com a Live Nation, no valor de USD 120 milhões.Seu contrato com a Warner Bros. termina com seu décimo primeiro álbum de estúdio, Hard Candy, lançado em 2008,estreou no número um em mais de 37 países;e se tornou o sétimo álbum número um de Madonna no Billboard 200, e Celebration, lançado em 2009, sua terceira compilação de greatest hits. Em 2012 lançou seu décimo segundo álbum de inéditas, MDNA, alcançando o topo de 49 países no iTunes durante as primeiras doze horas, número inigualável na época, e respectivamente estreando no topo da parada de álbuns americana, com 359 mil cópias vendidas na primeira semana. Em 2015 após uma série de vazamentos, lançou seu 13º álbum de estúdio, Rebel Heart, estreando na segunda posição da parada Billboard 200 e no top 5 de mais de 30 países.

Madonna vendeu mais de 300 milhões de álbuns e 160 milhões de singles no mundo todo, tornando-a a cantora mais bem sucedida da história.

Ela também é a segunda cantora que mais vendeu nos Estados Unidos, com 64 milhões de cópias certificadas, ficando atrás apenas de Barbra Streisand.[62] No Reino Unido, ela se estabeleceu como a artista solo com mais álbuns em número um, com 12 álbuns. No Brasil Madonna é a artista internacional líder em vendas.