Search
domingo 6 outubro 2024
  • :
  • :

Loreny representa parlamento do Brasil em Missão Oficial na China

Deputada Federal integrou comitiva liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin para fortalecer relações comerciais da segunda maior economia do mundo com o Brasil

A deputada federal Loreny Caetano (Solidariedade) integrou a comitiva brasileira liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, para uma série de encontros na China, que tem como objetivo fortalecer a relação comercial e bilateral com o país asiático.

Completos 50 anos das relações comerciais entre Brasil e China e planejando os próximos 50 anos, a reunião do Conselho de Alto Nível de Concertação e Cooperação entre os dois países teve função determinante nas relações comerciais e no 1º dia celebrou a venda de meio bilhão de dólares de café brasileiro para uma única rede de cafeteria chinesa.

Também participaram os ministros Rui Costa (Casa Civil) Simone Tebet (MPO), Carlos Fávaro (MAPA), Wellington Dias (MDS), Márcio França (MEMP) e Paulo Teixeira (MDA), além dos presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana, da ABDI, Ricardo Cappelli e representantes de gigantes brasileiras e chinesas como o Presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, e empresas como Suzano, Vale, Bayer, e os presidentes da BYD, GWM, Huawei, entre outros.

Em reunião com o Banco Asiático de Financiamento em Infraestrutura, Loreny destacou a necessidade de financiamento a pequenas e médias cidades do Brasil para obras de infraestrutura e prevenção dos impactos das mudanças climáticas. Usou como exemplo a ser copiado as “cidades esponjas” chinesas para evitar as enchentes e citou, com orgulho, sua cidade natal: Taubaté, além de Pindamonhangaba, cidade do vice-presidente Geraldo Alckmin e a região do Vale do Paraíba em São Paulo. Ao final, a única representante do parlamento brasileiro foi muito elogiada pelo discurso e recebeu retorno imediato dos executivos do banco chinês, que se colocaram à disposição para novas conversas para formatar e oferecer crédito aos pequenos e médios municípios brasileiros.
Loreny também conseguiu atrair o interesse de diferentes fábricas de veículos elétricos para se estabelecerem em Taubaté. Apresentou a cidade, o contexto da região e a parte da antiga planta da Ford, ainda disponível, o que causou grande entusiasmo nas fabricantes.

“Meu pai trabalhou na Volks, em Taubaté. Nossa família é simples, sempre estudei em escola pública, mas sempre vivemos bem graças a Deus e as oportunidades que o emprego de qualidade da fábrica nos proporcionou. Assim como o colégio da Embraer, projeto social desta empresa e outras oportunidades que fazem as pessoas melhorarem de vida. Fiquei emocionada várias vezes, lembrando da história da minha família e pensando em quantas famílias mais podem ter uma vida melhor com os resultados do trabalho que estamos fazendo aqui”, comentou a deputada federal.

O encontro entre Brasil e China, a maior parceira comercial do nosso país, se encerrou na última sexta-feira e marcou os 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países e os 20 anos da Cosban – Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação.