José Renato Monteiro Lobato era o nome do nosso escritor genial, que desejava usar a bengala de seu pai com as iniciais J.B.M.L., e por essa razão decidiu mudar seu nome para José Bento Monteiro Lobato.
Dia 18 de abril, mais uma comemoração desse personagem que deixou seu nome na galeria dos grandes personagens que nasceram na terra das palmeiras imperiais.
Quando ele faleceu eu tinha 6 anos de idade, em 4 de julho de 1948; e já ouvia histórias a seu respeito no bairro onde morava, Estiva.
Meus pais contavam que dona Tereza Monteiro (mãe do Tio Cride), que viveu mais de 100 anos, , chegou a conversar com Monteiro Lobato. Ela, como relatam os mais antigos, caçava iça para o escritor, que dizia: “ A tanajura é o caviar do povo valeparaibano”.
E conversa com Monteiro Lobato, escritor Érico Veríssimo após ouvir a afirmação dele que tinha petróleo no Brasil e os Estados Unidos teriam um presidente negro. E quando comentou o livro de Erico Veríssimo, Monteiro declarou : “Escrever bem é como mijar e deixar que o pensamento flua como a vontade da mijada feliz “.
Teve uma passagem muito interessante que se sucedeu na revolução de 1932, quando as tropas invadiram o jornal onde ele escrevia, e destruíram todas as matérias que sairiam no dia seguinte. Monteiro Lobato, chegando ao local e vendo tudo danificado, sentou se à mesa e fez a coluna dos amigos. Assim, a edição foi distribuída no dia seguinte sem que os leitores percebessem que os artigos foram escritos por Lobato. Ele conseguiu escrever com o estilo de cada um.
Lobato também foi tema enredo da Estação Primeira de Mangueira, com samba antológico que é cantado até hoje na quadra da Escola: “O Mundo Encantado de Monteiro Lobato . O escritor taubateano, Oswaldo Barbosa Guisard , foi quem levou os livros para os compositores Darcy, Jurandir e os demais parceiros.Venceram o carnaval de 19…. e componentes da agremiação veio a Taubaté agradecer o campeonato, desfilando pela antiga Rua América. Essa é uma das razões por haver muitos mangueirenses em Taubaté, inclusive o taubateano Percival Pires foi duas vezes presidente da Mangueira.
Em Taubaté, a AMETRA homenageou o escritor com o enredo : O Poço do Visconde, primeiro caraminguá. Tive a alegria de compor muitos sambas tendo Monteiro Lobato como tema enredo. Com o samba “Os 10 trabalhos de Hercules, o Sitio na terra dos Deuses” ganhei o primeiro festival de Campos do Jordão.
Segue a letra do samba “O Poço do Visconde, primeiro caraminguá”.
SEGURA O CACHIMBO SACI PERERÊ BIS
HOJE LOBATO VOU FALAR SÓ DE VOCÊ
AMETRA SE VESTE DE CRIANÇA
TRAZ O AMOR E A ESPERANÇA
CONTOS DO ESCRITOR GENIAL
O SOL FEZ A ESTRELA PRATEADA
DEIXANDO A LUA ENCIUMADA
NO CÉU DO ESPAÇO SIDERAL
VOANDO NA FANTASIA
FAZENDO ARTE EM POESIA
NUM COMETA SEM IGUAL
TIA ANASTÁCIA EMÍLIA E NARIZINHO
DONA BENTA E PEDRINHO
PINTANDO O SETE NO MEU CARNAVAL =vem amor
VEM, VEM AMOR- VEM, VEM
VEM SER CRIANÇA SIM BIS
ENTRA NA RODA E VIAJA
NO PÓ DE PIRLIMPIMPIM
BAHIA- SALVE A BAHIA
SALVE O PETRÓLEO A JORRAR
É O POÇO DO VISCONDE
PRIMEIRO CARAMINGUÁ
OUVI UM ENTOAR
IARA NO RIO A CANTAR
E OS VAGALUMES DO BAILAR
E AS VIOLETAS DO PERFUME A EXALAR
E A FLORESTA ESTÁ EM FESTA
BELEZA DA MÃE NATUREZA
FEZ UMA BONECA TAGARELA
JUNTO COM OS ÍNDIOS CHEGANDO NA PASSARELA
Frase da semana: Quem Julga, não investiga. Quem investiga, não julga!
Ex Ministro Ayres de Brito, falando sobre o Supremo