Search
segunda-feira 27 janeiro 2025
  • :
  • :

Literatura em Gotas – William Shakespeare: dramas históricos

Seu tema fundamental é a impiedosa luta pelo poder. Os personagens históricos aparecem humanizados, distantes do habitual tom lendário e mítico. Segundo sua ambientação, distinguem-se dois tipos de peças:
a) História inglesa: Compreende dez peças nas quais são repassados quase três séculos de história da Inglaterra, especialmente conflituosos por suas contínuas guerras civis.

– Ricardo III: seu maldoso protagonista, o corcunda Gloucester, serve ao autor para refletir sobre o tema do mal.
– Henrique IV (duas partes): nelas aparece um personagem secundário, o fanfarrão, glutão e covarde Falstaff, que se tornou tão popular que obrigou Shakespeare a fazê-lo retornar na comedia As alegres comadres de Windsor.
b) História antiga: São ambientadas na época da Grécia(como Timão de Atenas) e de Roma:
– Júlio César: centrada na figura de Brutus, que assassina César para devolver a liberdade a Roma, mas fracassa por ser vítima da ambição de outros conspiradores.
– Antônio e Cleópatra: o amor dos protagonistas, um general romano e a rainha egípcia, contrário aos interesses políticos da época , os leva à morte.
Titus Andronicus: conta a história do general romano Titus Andronicus, que chega a imperador. É uma obra que contém cenas terríveis, nas quais o ódio e a vingança são efetivados com extrema violência e crueldade.

Prof. José Pereira da Silva