Search
sexta-feira 15 novembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Werther

Werther é o personagem principal de Os sofrimentos do jovem Werther, romance epistolar do alemão Johann Wolfang von Goethe (1749-1832), publicado anonimamente em 1774. Romance juvenil, escrito febrilmente, essa obra é em boa medida autobiográfica e alcançou em toda a Europa um sucesso imediato, dando início à moda do wertherismo.

Recém-chegado a uma pequena cidade, o jovem Werther, alma apaixonada e exaltada, enamora-se de Carlota. Mas Carlota é noiva de Albert, que se torna amigo de Werther. Casada vive no campo. Atraída por Werther, ela sabe que deve afastar-se dele e pede que deixe de visita-la. Werther toma emprestadas as pistolas de Albert. Carlota prevê que elas serão instrumento do suicídio de sue amigo.

Depois de um último adeus, pleno de efusão, Werther deixa Carlota e se mata. A matéria do libro são as cartas de Werther a um único correspondente, um certo Wilhelm.

A originalidade desta história está na intensidade dos sentimentos e nessa nova coloração que lhe dá o jovem Goethe, que faz deste curto romance o ato de nascimento do romantismo.

Werther veio a ser o herói romântico por excelência. Fruto do movimento literário alemão Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto), ele marcou profundamente as consciências e o imaginário do século XIX, como faria a França, em 1761, Rousseau com seu romance também epistolar Júlia ou A nova Heloísa).

Prof. José Pereira da Silva