Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Tragédia latina e outros gêneros

Em Roma, a tragédia é muito menos importante do que foi na Grécia;nunca despertou interesse do povo. Escreveu-se pouco e representou-se menos ainda. O único nome de destaque como escritor de tragédias é o filósofo Sêneca (4 a.C – 65 d.C). Conservam-se dez tragédias suas, inspiradas nos temas abordados pelos grandes dramaturgos trágicos gregos ( Ésquilo, Sófocles e Eurípedes): Agamenon, As troianas, Édipo, Medeia e Fedra.

É um teatro muito literário, retórico e com muita influência da filosofia estóica do autor; um teatro mais para ser lido do que representado.

Em Roma também corriam outros tipos de representação, que paulatinamente foram substituindo as comédias e tragédias: a pantomima e o mimo.

– Na pantomima, um único ator interpreta a ação do tema trágico ou libidinoso. É uma expressão teatral sem texto, exclusivamente interpretada por meio de gestos e com acompanhamento musical.
– O mimo era uma representação com um exto, que ficava potencializado pela expressão corporal. Os argumentos, tomados da vida diária, tinham caráter grosseiro e misturavam cenas de erotismo e crueldade.

Prof. José Pereira da Silva