Search
sexta-feira 29 novembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Romantismo Italiano: Manzoni e Leopardi

Alessandro Manzoni (1785-1873) escreveu poesia patriótica (como o ode Marzo 1821) e teatro de tema histórico mas sem respeito às regras, como os dramas O conde de Camagnola e Adelchi.

Sua principal obra é o romance histórico Os noivos, um dos livros nacionais italianos. Narra as desventuras de um casal perseguido por um nobre apaixonado pela moça. Sua ambientação no século XVII, sob domínio espanhol, é um símbolo claro da opressão da Itália na época do autor.

Giacomo Leopardi (1798-1837) é o maior representante da lírica italiana dessa época e um dos grandes poetas românticos europeus. Seu caráter sombrio e pessimista se reflete em seus poemas, muito românticos no conteúdo, ainda que seu profundo conhecimento da literatura grega e latina dê a seus versos uma simplicidade e precisão expressiva de tipo clássico.

Em sua poesia destacam-se os títulos Ao pé do monumento de Dante, A calma depois da tempestade e Canto noturno, recolhidos na compilação de poemas Cantos.

Foi também um prosador notável, tanto em Zibadone, obra extensa que recolhe seus pensamentos, recordações, observações, conversas etc, como nos Opúsculos morais, diálogos em que expõe de forma irônica e satírica a falta de sentido da vida.

Prof. José Pereira da Silva