Search
segunda-feira 25 novembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Romantismo e realismo na literatura russa: Nikolai Gogol

Nikolai Gogol (1809-1852) INICIA O Realismo russo com os seus primeiros relatos, em que ainda sobrevivem elementos românticos , como o exotismo de Taras Bulba, e fantásticos, como em O retrato, O abrigo e O nariz.
Seus relatos muitas vezes tem intenção satírica e apresentam a realidade de forma grotesca e deformada, mas também se aproveitam de aspectos da sociedade russa, como em A perspectiva Nevski.

Gogol é também dramaturgo. Sua obra teatral, O inspetor, uma das mais importantes do teatro russo, é uma comédia de enganos que denuncia a corrupta burocracia czarista. Foi um sucesso de público, o qual entendeu a sátira em chave humorística, e ao mesmo tempo provocou escândalo.

Sua novela mais famosa é Almas mortas, que ficou inacabada porque o autor , em crise, queimou a segunda parte. A novela narra as viagens pela Rússia do protagonista Chichikov, um golpista que compra dos latifundiários servos que tenham morrido, para então cobrar subsídios do Estado.

A viagem de Chichikov permite a Gogol refletir, por meio de um ácido sentimento de humor, sobre a miséria da vida no campo russo, a terrível degradação que acompanha a servidão e o lado obscuro do ser humano.

Prof. José Pereira da Silva