A Alemanha é o autêntico berço do movimento romântico , já no século XVIII apareciam traços pré-românticos; no século XIX, a Alemanha proporciona à literatura um extraordinário grupo de autores, entre os quais se destaca afigura de Goethe.
Johann Wolfang Goethe (1749-1832) é o mais importante escritor alemão e um dos grandes gênios da literatura universal. Suas primeiras obras estão vinculadas ao movimento Sturm und Drang ( tempestade e impulso). Depois de uma viagem à Itália, porém, adota um estilo mais clássico, sem renunciar aos temas românticos.
Sua obra abarca diversos gêneros literários:
a) Romance. Os sofrimentos do jovem Werther é o romance epistolar que narra a história de uma amor não correspondido causador do suicídio do protagonista. O livro alcançou extraordinário êxito em toda a Europa e impôs certas modas no jeito de vestir e falar dos jovens, baseadas na personagem Werther. Outros romances de destaque são Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, história da formação e amadurecimento de um jovem, e As afinidades eletivas, centrado na mútua atração entre dois casais, com análises psicológicas profundas.
b) Poesia. Suas primeiras composições revelam um interesse romântico pela natureza e a harmonia cósmica. Há um pouco mais de Classicismo nas suas Elegias romanas. Compôs também o poema épico idílico Hermann e Doroteia.
c) Teatro. Como dramaturgo, passou do Classicismo de Ifigênia em Táuride à luta romântica pela liberdade de Torquato Tasso. Escreveu também o drama burguês A filha natural.
Sua obra principal, em que trabalhou por quase toda a vida, é o Fausto, poema dramático longo e complexo de tema filosófico, publicado em duas partes.
No texto, o autor reflete sobre a condição humana por meio da história do protagonista, que vende sua alma ao diabo em troca de sabedoria e juventude. Fausto é, na intenção do poeta, símbolo da humanidade que falha quando age, mas que deve agir para conquistar a salvação.
Prof. José Pereira da Silva