Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Romancistas ingleses

William Thackeray (1811-1863) publicou em partes A feira das vaidades, uma visão crítica e irônica da sociedade de seu tempo através de uma trama sentimental. O humor ácido também está em outras de suas novelas, como O livro dos esnobes.

Wilkie Collin (1824-1889) é considerado um dos criadores do romance policial, através de uma narrativa cheia de mistério, fantasia, suspense melodramático e relato detalhista. Seus romances mais conhecidos são A pedra lunar e A dama de branco.
Um caso especial é o das irmãs Bronte , que emprestam um tom melodramático e romântico a seus livros, em que a paixão amorosa desempenha um papel fundamental.

Emily (1818-1848) escreveu penas O morro dos ventos uivantes, que é uma das obras-primas da narrativa inglesa; Charlotte (1816-1849), Jane Eyre, entre outros; e Anne (1820-1849), Agnes Grey, em que descreve sua experiência como professora. As três também escreveram poesia, publicadas sob pseudônimo no livro Poesias.

Em plena época do romance realista, Lewis Caroll, pseudônimo de Charles L. Dogson (1832-1898), escreve duas novelas de viés declaradamente fantástico: Alice no país das maravilhas e sua continuação Alice no país dos espelhos.
Esses romances brincam com a lógica e o olhar infantil para satirizar os adultos, e por isso tradicionalmente são considerados clássicos infantis, mas são muito mais do que isso. Ambos usam o mundo dos sonhos para descrever aventuras fantásticas em que tudo é possível, por mais absurdo que pareça. As personagens estranhas e as situações inverossímeis são inúmeras. Alice no país das maravilhas teve forte influência na literatura do século XX.

Prof. José Pereira da Silva