Lawewnce Durrell (1912-1990) é o autor da tetralogia O quarteto de Alexandria, composta pelos romances Justice, Baltazar, Mountalive e Cléa, nos quais relata uma história de amora partir de diversos pontos de vista, ao mesmo tempo em que traça o retrato da cidade egípcia de Alexandria antes da Segunda Guerra Mundial.
William Golding (1911-1993) é autor de romances que, mesmo aparentemente realistas, são alegorias cheias de pessimismo sobre o homem e a sociedade. Seu livro mais conhecido é O senhor das moscas, que narra a permanência de um grupo de meninos em uma ilha deserta e mostra o lado selvagem do ser humano latente atrás da racionalidade. Golding recebeu o Prêmio Nobel de 1983.
J.R.R. Tolkien (1892-1973) é um grande expoente da literatura fantástica.Em seus romances constrói um mundo próprio com uma mitologia criada por ele e inspirada em lendas medievais anglo-saxãs e nórdicas. Nesse ambiente expõe a luta entre o bem e o mal, como a trilogia O senhor dos anéis e no romance O habbit, obras que lhe trouxeram grande popularidade.
Anthony Burgess ( 1917-1993) alcançou a fama com o romance Laranja mecânica, uma reflexão sobre a violência ambientada no futuro. Seus romances se caracterizam pela fusão de elementos humorísticos e dramáticos.
John le Carré (1931) é o maior representante do romance britânico de espionagem . Em seus livros, de grande penetração psicológica, descreve a sociedade e a imoralidade que as atividades dos serviços secretos escondem. Entre ao mais célebres se destacam O espião que veio do frio e A casa da Rússia.
Prof. José Pereira da Silva