Search
quarta-feira 25 dezembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Romance inglês do século XX

No período do pós-guerra, a literatura inglesa tem narradores de grande qualidade; além disso, escritores de diversas nacionalidades começam a escrever em inglês.
Os romances ingleses do pós-guerra tratam de um amplo espectro de temas e gêneros representados por autores mais importantes.

Evelyn Waugh (1903-1966), conservador no fundo e na forma de suas novelas, ataca a ausência de valores da vida moderna e, em especial, da sociedade londrina. É autor de Retorno a Brideshead e Um punhado de pó.

George Orwel (1903-1950) escreveu obras que refletem suas ideais políticas como o romance Revolução dos bichos, fábula protagonizada por animais que denuncia o totalitarismo stalinista; o relato autobiográfico sobre a Guerra Civil Espanhola Homenagem a Catalunha; e 1984, terrível visão futurista em que o Estado controla absolutamente o indivíduo por meio da tecnologia.

Graham Greene (1904-1991) possui grande habilidade narrativa, com a qual tanto expõe questões religiosas e morais quanto cria argumentos policiais e de espionagem. Entre seus romances, destacam-se O poder e a glória, O americano tranquilo, Nosso homem em Havana e O fator humano.
Também é autor do roteiro do filme O terceiro homem.

Malcom Lowry (1909-1957) é autor de Sob o vulcão, romance com numerosos traços autobiográficos em que o autor retrata a profunda crise pessoal de um cônsul britânico no México.

Prof. José Pereira da Silva