A aventura exótica e a imaginação. Que agrupa uma série de excelentes narradores, coloca outra alternativa ao Realismo. Os principais autores desse gênero são:
a) Robert Louis Stevenson (1850-1894), escritor dotado de estilo gracioso, demonstra capacidade notável de imaginação em seus romances de aventura, com títulos como A flecha negra. Também é autor de inúmeros contos e relatos de terror, como O diabo da garrafa e sobretudo O médico e o monstro, análise do bem e do mal por meio da dupla personalidade de seu protagonista. Sua obra mais conhecida seja A ilha do tesouro, que narra as aventuras de um menino na arriscada busca por um tesouro em uma ilha deserta com alguns piratas.
b) B) Joseph Conrad (1857-1924) é um autor polonês que adotou o inglês como língua literária. Ainda que seus romances tenham o mar como cenário e seu tema dominante seja a viagem a lugares exóticos, Conrad faz um profundo estudo psicológico de seus personagens, que normalmente são seres obscuros e com destino trágico. Seu romance Lord Jim trata de um homem atormentado por sua covardia durante um naufrágio ocorrido tempos atrás; Nostromo desenvolve uma trama protagonizada por um marinheiro italiano em um país latino-americano fictício.
Possivelmente sua obra mais conhecida seja O coração das trevas, cujo tema é a viagem por um rio da África colonial que leva o protagonista a encontra-se com uma personagem , encarnação da loucura e do mal. Escreveu também, entre outros romances, O agente secreto.
Prof. José Pereira da Silva