Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Principais autores do teatro elisabetano

O novo tipo de espetáculo e de público exige novas formas teatrais;William Shakespeare é quem fará uma reforma mais profunda e de maior qualidade no teatro, mas entre os autores anteriores a ele podemos destacar:

1) Thomas Kyd (1558-1594) autor de A tragédia espanhola, uma peça sangrenta, considerada antecedente de Mamlet, que teve grande êxito e influência na sua época. Shakespeare extraiu vários elementos dessa obra, como o teatro dentro do teatro (Hamlet), a loucura real e a fingida (Rei Lear), a figura do conspirador astuto e perverso ( o personagem lago em Otelo).

2) Christopher Marlowe (1564-1593) apesar da vida breve, escreveu várias peças importantes, como O judeu de Malta, cujo protagonista é um personagem maquiavélico cheio de avareza e astúcia; Eduardo II, tragédia densa de tema histórico patriótico; e Tamerlán, o Grande, que conta a história de um governador de Samarcanda no século XIV. Mas sem dúvida sua maior contribuição para o teatro e a literatura universal é A trágica história do doutor Fausto, baseada na lenda alemã do Fausto, um homem de ciência que vende sua alma ao diabo para saciar sua sede de conhecimento. Por meio de sucessivas recriações literárias, Fausto se converteu em um dos grandes personagens e mitos da literatura universal.

3) Ben Jonson (1572-1637) contemporâneo de Shakespeare e com grande fama de autor culto, soube captar os sentimentos e os costumes das pessoas de sua época e levá-las ao palco de modo satírico, com brilho e talento. Escreveu principalmente comédias; a melhor e mais famosa é Volpone, ou A raposa, sobre as intrigas de um rico caprichoso, um personagem judeu ao estilo de Shylock, em O mercador de Veneza de Shakespeare, e do protagonista de O judeu de Malta, de Marlowe. Também escreveu obras como Epiceno, ou A mulher silenciosa, O alquimista e a feira de São Bartolomeu.

Prof. José Pereira da Silva