Search
segunda-feira 27 janeiro 2025
  • :
  • :

Literatura em gotas – Primórdios do romance burguês

Na segunda metade do século, aparece um tipo de romance mais moderno, centrado em temática amorosa e em ambientes burgueses, buscando como público receptor essa própria classe social ascendente. Há vários romancistas importantes:

a) Samuel Richardson (1689-1761) dá o primeiro passo com Pâmela e A virtude recompensada, romance epistolar sentimental com o final feliz que gera toda uma moda.
b) Henry Fielding (1707-1754) parodia o romance de Richardson em Joseph Andrews, que segue o modelo de Cervantes ( trama itinerante, protagonista acompanhado, ironia constante). Fielding é autor de outro grande romance, Tom Jones, de viés satírico e humorístico.
c) Lawrence Sterne (1713-1768) também demonstra com Tristam Shandy dominar a arte romanesca de Cervantes. Esse romance é um autêntico jogo literário metanarrativo, de grande liberdade construtiva. Sterne escreveu além disso Viagem sentimental pela França e Itália. No Brasil, influenciou escritores como Machado de Assis.
d) Jane Austen (1775-1817) é a romancista em que culmina a narrativa da época. Seus romances descrevem, com elegância clara e ironia, conflitos psicológicos finalmente analisados em ambientes burgueses de província. Suas obras de maior destaque são Razão e sensibilidade, Orgulho e preconceito e Emma.

Prof. José Pereira da Silva