Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Primeira geração romântica do Romantismo Alemão

Os primeiros autores românticos, sob a influência de Goethe, desenvolvem o programa do movimento e, no entanto, apresentam traços de Classicismo. Assim, os irmãos Schlegel, August (1767-1845) e Friedrich (1772-1829) são os teóricos da nova estética, caracterizada por:

a) Oposição ao Classicismo e à racionalidade;
b) Arte baseada na liberdade , no seguimento e na espontaneidade;
c) Recuperação do folclore e da Idade Média;

Esse programa é aplicado por Novalis (1772-1801), Hinos à noite e de Heinrich Von Ofterdingen, romance inacabado sobre um trovador alemão medieval.

Heinrich Von Kleist (1777-1811) suicidou-se muito jovem. Em sua obra, mostra-se como um autor de transição a partir do Classicismo. Entre suas peças dramáticas destacam-se O príncipe de Homburg, em cuja trama os sonhos tomam grande importância. Pentesileia, tragédia de tema Greco-romano, e a graciosa comédia O jarro sujo. Também escreveu narrativas breves.

Friedrich Holderlin (1770-1843) é um dos mais importantes poetas românticos. Como conhecia a língua e a cultura gregas, inclui elementos clássicos em sua poesia romântica. Escreve poemas muito expressivos e sensíveis, nos quais trata de temas como o amor e a liberdade, os ideais revolucionários, a ideologia pagã e o cristianismo. Entre suas obras poéticas sobressaem O arquipélago. No meio do caminho da vida e Patmos. Escreveu também o romance epistolar Hipérion.

Prof. José Pereira da Silva