No Renascimento na península itálica, a poesia lírica está completamente impregnada pela influência de Petrarca e pela concepção neoplatônica do amor, desenvolvida pelos humanistas.
Entre os principais poetas líricos italianos e franceses encontram-se: Lorenzo de Médici, chamado o Magnífico (1449-1492), poeta notável, além de governador de Florença no período do esplendor, e Pierre de Roland (1524-1585), o principal representante do grupo de poetas franceses chamado Plêide e mestre do gênero da poesia amorosa. Ronsard foi reconhecido em sua época como “o príncipe dos poetas”.
O Renascimento inglês ocorre depois do francês e do italiano. Além disso, sua poesia lírica apresenta influência menor – ainda que existente – dos modelos italianos. Na poesia inglesa renascentista, o culto e o popular se entrelaçam com a tradição medieval, apesar de existirem também elementos da tradição Greco-romana.
Os poetas de maior destaque são:
1) Edmund Spencer (1552-1599), um dos representantes da lírica inglesa no período elisabetano. É autor de O calendário do pastor, rimado em estilo clássico. Essa obra é um poema pastoril, gênero muito cultivado no Renascimento em todos os países, emprestado de poetas clássicos como Teócrito ou Vírgilio.
2) Philip Sidney (1554-1586), modelo de homem do Renascimento. É ele quem traz o soneto para literatura inglesa. Em sua obra Astrophel e Stella mostra em estilo italianizante e expõe o ideal feminino renascentista, de raiz platônica. Também escreveu um ensaio, A defesa da poesia, em que expõe seu pensamento sobre a criação literária.
Já o renascimento alemão foi condicionado pela reforma religiosa liderada por Martinho Lutero. A Reforma fez que o interesse fosse direcionado a questões religiosas e classificou de mundanas as idéias do Renascimento italiano.
O autêntico Renascimento alemão –entendendo-se o Renascimento como a incorporação dos modelos literários clássicos às tradições literárias nacionais – entendendo-se o Renascimento como a incorporação dos modelos literários clássicos às tradições literárias nacionais – acontecerá somente no século XVIII.
Uma das poucas figuras surgidas nessa época é Hans Sachs (1494-1576), poeta que em sua vasta obra escreve uma poesia popular, com temas próprios da pequena burguesia. É também o principal representante do Meistergesang, uma tradição literária que une o canto religioso à poesia. Os meistersinger (mestres cantores) escreviam suas canções como meio de propagação da poesia lírica de Lutero.
Prof. José Pereira da Silva