Entre as muitas heranças que a civilização ocidental recebeu da antiga Grécia, a literatura tem importância especial. A maioria dos gêneros, formas e tópicos que dominaram a tradição literária ocidental surgiu entre os século VIII e IV a.C. na península helênica. Desses gêneros, a poesia épica é o mais antigo.
Os poemas épicos (da palavra grega épos, narração) são obras compostas em versos e transmitidas oralmente por poetas itinerantes, chamados aedos ou rapsodos. Os aedos se baseavam nos acontecimentos históricos da guerra de tróia e re-elaboravam esse material até convencê-lo em lendas e mitos sobre os heróis e guerreiros que participaram dela, assim como sobre as proezas e virtudes e sobretudo sobre seu valor, Com o poema, os heróis eram vistos como motivo de admiração e como modelo de comportamento para o povo.
Homero é o único rapsodo de quem se conservam poemas. Poeta do século VIII a. C., não se sabe nada de sua vida ; em determinado momento,questionou-se inclusive sua existência real e pensou-se que os poemas homéricos fossem fruto de uma tradição oral popular, unificada pelo nome de um poeta inexistente. Hoje, no entanto, parece certo que ele existiu e que os poemas foram elaborados por apenas uma pessoa. Segundo a tradição , Homero era cego e estava ligado aos ambientes da nobreza, cujas virtudes guerreiras glorificava em seus poemas.
Em linhas gerais e do ponto de vista formal, a épica de Homero se caracterizava por: emprego de versos hexâmetros (versos com seis pés métricos); repetição de fórmulas e adjetivos; uso abundante da comparação; descrições minuciosas.
Por José Pereira da Silva