Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Poesia do barroco francês

O prestígio do racionalismo filosófico de Descartes impulsiona um estilo poético mais sóbrio e coloquial, de imaginação contida e expressão clara, representado por François de Malherbe (1555-1628). A poesia de Malherbe é formal e um pouco fria, desprovida de sentimentos. Seus poemas foram compilados em um livro intitulado Volume dos versos mais belas.

Pouco depois de sua morte, em 1634,funda-se a Academia Francesa, que impõe a imitação dos clássicos e o respeito pelas regras da arte: com ela, nasce o Classicismo, que dominará a segunda metade do século e fará par com o iluminismo. As figuras poéticas mais importantes são:

a) Jean de La Fontaine (1621-1695). Resgata o gênero da fábula, nascido na Grécia antiga. Sua novidade é cultivá-lo em verso, em vez de prosa. La Fontaine dota suas fábulas de vivacidade e caráter dramático, e estende a personificação de animais a outros elementos, como árvores, plantas, objetos e enfeites. Publica mais de 240 fábulas, divididas em diversos volumes.
b) Nicolas Boileau (1636-1711) compõe uam poesia satírica. Nela, ataca os contemporâneos inimigos, exalta os amigos e expõe suas idéias sobre literatura (defesa do equilíbrio e do bom gosto, recusa ao pedantismo e ao estilo carregado). Além disso, Boileau é autor de uma influente Arte poética, escrita em verso.

Prof. José Pereira da Silva