Search
quinta-feira 28 novembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Oratória Latina: Cícero

A retórica , ou técnica grega da oratória, foi introduzida em Roma durante os séculos II e I a.C. Os grandes autores romanos de todos os gêneros passaram pelas escolas de retóricos gregos, e muitos deles exerciam a oratória na advocacia ou na política. A re-elaboração literária dos discursos que muitos oradores levaram a cabo foi o que instituiu a oratória como gênero literário.
Marco Túlio Cícero (106-43ª.C) tem sido considerado, através dos séculos, o orador mais importante da retórica latina.Pronunciou uma infinidade de discursos, de todo tipo, e publicou muitos deles, inclusive alguns que não chegaram a ser proferidos.
Conservam-se mais de cinqüenta discursos de Cícero, uns de natureza jurídica e outros, política. Entre os primeiros predominam os de defesa, em favor de amigos ou protegidos. Entre os políticos, proferidos no Senado, destacam-se as Catilinárias, série de quatro discursos que fez durante o ano de seu consulado (63 a.C), para criticar Catilina, que conspirava contra ele, e as Filípicas, 17 discursos com que tentou frear a subida ao poder de Marco Antônio, um antigo lugar-tenente de César. Foi nos discursos que o gênio de Cícero se manifestou com maior força.

Por José Pereira da Silvaprofessor