A grade novidade da obra Decamerão está no fato de que, pela primeira vez, uma coleção de contos está articulada a um marco narrativo. Os cem contos, procedentes de fontes distintas, possuem grande diversidade de temas e estilos: amorosos, humorísticos, satíricos, eróticos, de ambientação italiana, tristes, exóticos etc.
O marco narrativo de O decamerão é a permanência de dez jovens ( 7 mulheres e três homens), daí o título, florentinos em uma casa de campo durante duas semanas, para fugir da peste negra que assola a cidade deles. Para passar o tempo, uma das jovens propõe que cada um narre um conto por dia, sobre um tema pré-determinado, para se entreterem. Ao fim de cada dia uma canção é cantada dentro de uma poesia lírica.
A obra foi escrita entre 1348 e 1353 por Giovanni Boccaccio. Os contos de O decamerão tem contos de sagacidade, lições de vida e piadas. Possui valor literário e é um documento da sociedade da época.
A obra foi escrita em língua florentina constituindo-se numa obra de prosa clássica italiana.
Boccacio estudou a Divina Comédia e foi influenciado por ela. Tentou imitar o estilo de Dante Alighieri. Os contos de Decamerão já eram conhecidos da população europeia, porém o autor recriou-os dando força literária. Reuniu textos de tradições medievais.
É uma obra literária que é um clássico universal. Traz narrativa inovadora e ideias interessantes. Segundo os especialistas Boccaccio criou o dialeto florentino com sua obra Decamerão.
Prof. José Pereira da Silva