Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Literatura em gotas – O conto do Graal

O conto do Graal ou Percival inicia a tradição dos textos de cavalaria. Escrito por Chrétien de Troyes. Com essa narração, o autor introduz o mundo mítico da corte do rei Artur e seus cavaleiros, que buscam o Graal em que foi recolhido o sangue de Cristo na cruz. O romance ficou interrompido por causa da morte do autor, o que favoreceu a aparição de várias continuações desse tema literário.

O protagonista desse romance é um jovem galês chamado Percival, que se destaca por nobreza, valor e bom coração. Percival vive com sua mãe em plena natureza e sem contato nenhum com o mundo.

Um dia ele se encontra com alguns cavaleiros e decide unir-se a eles, o que deixa sua mãe cheia de tristeza. Na corte do rei Artur, em que ele é armado cavaleiro, encomendam-lhe que mate o malvado Cavaleiro Vermelho, o que Percival faz com uma lança.

Depois disso, Percival vai ao castelo de Gomemant de Goor, um cavaleiro experiente, que ensina a ele as técnicas da cavalaria , as quais aprende com rapidez.

O livro mostras as aventuras de Percival. Depois de narrar algumas peripécias ocorridas a Gawain, Percival encontra um ermitão , o qual explica certas coisas sobre ele próprio e confirma as palavras de sua prima sobre seu comportamento errôneo no castelo do Graal.

Prof. José Pereira da Silva