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quarta-feira 4 dezembro 2024
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Literatura em gotas – O centenário do nascimento de Federico Fellini

O mundo que Fellini (1920-1993) descreveu é complexo , rico de mudanças, de mensagens subentendidas, de citações eruditas.
No entanto, ao contar-se a si próprio, o realizador não podia ser mais espartano. Certa vez escreveu: Nasci, vim para Roma,casei-se,e entrei na “Cinecittá”. É tudo. A esta afirmação segue uma declaração de Fellini que, justificadamente, se pode assumir como a sua marca registrada: “O visionário é o único verdadeiro realista”. Trata-s, escreve Iarussi, de “um magnífico paradoxo”, que ao cineasta reconhece outro mérito: o de ter sido entre os poucos a saber narrar uma Itália em radical transformação. A sua não foi, seguramente, uma obra simples, dado que foi “muitas vezes incompreendido ou hostilizado, pontualmente equivocado sob o signo da presumida nostalgia exuberante, quando, ao contrário, ilumina o presente ou até capta o futuro”.
Vencedor d cinco prêmios Oscar,Fellini – sublinha Iarussi, ensaísta,crítico cinematográfico e literário – foi um “refinado antropólogo do século XX no seu fazer-se e desfazer-se”.
A sua Excelência pode medir-se também pela capacidade de consagrar a supremacia do estranho, do sarcástico, do bizarro.
Esse primado do grotesco articula o progressivo declínio de uma sociedade envelhecida e cansada, “talvez a pagar – evidencia Iarussi – a recordação, ou a pálida imitação, muitas vezes parodiada, do seu florescimento lendário nos tempos do boom dos anos 69, ou da “dolce vita”.ntes de mais ao filme “La doc vita”.
Na cultura de massa e no imaginário coletivo, o nome de Fellni está ligado antes de mais ao filme “La doce vita”. Ganha desde logo um enorme sucesso: estima-se que no ano em que saiu, 1960, fora mais de 13 milhões e meio as pessoas que acorreram às salas de cinema.
Em “La doce vita”, o realizador, em balanço precário entre a dimensão objetiva e onírica, entre realidade e veia surrealista, descreve em filigrama uma Itália que se quer divertir:mas é um divertimento que não consegue sacudir um sentimento de amargura constante, um travo de desilusão cheia de melancolia. No jogo de ficção e realidade, Fellini estava completamente à vontade.