Ivan Turgueniev ( 1818-1883) é considerado o mais europeu dos narradores russos de sua época. Escreveu contos , como Primeiro amor, Fumaça e a compilação Relatos de um caçador, que reflete com realismo a vida do campo e dos servos.
Em seus romances de ambientação rural, os temas dominantes são a frustração, os amores falidos, a crítica à vida russa e as novas ideologias.
Destaca-se o título Pais e filhos, possivelmente seu melhor livro, que mostra a diferença entre duas gerações por causa do pensamento niilista, muito em voga na época em que foi escrito.
Ivan Goncharov (1812-1891) traçou, com o protagonista de seu romance Obomov, um retrato da inércia e da passividade, consideradas defeitos modelares do espírito russo.
A abulia que domina o latifundiário Oblomov faz com que ele descuide de sua propriedade e perca dinheiro. Ele também perde a mulher que ama por falta de atividade e indecisão. Por causa desse romance a língua russa adotou o termo oblomovismo como sinônimo de preguiça.
Nikolai Leskov (1831-1895) é autor de contos e sobretudo do romance Lady Macbeth de Mtsensk , em que apresenta uma re-elaboração da personagem Lady Macbeth de Shakespeare em uma cidade russa do interior para compor um terrível drama rural.
Prof. José Pereira da Silva