Mark Twain (1835-1910), pseudônimo de Samuel Langhome Clemens, é o romancista mais importante do período. Sua narrativa foge das preocupações estéticas e proporciona espontaneidade à prova da sua geração, por meio do tratamento de temas cotidianos.
Seu espírito satírico e sua visão negativa do ser humano se aplicam tanto ao passado ( Um ianque na corte do rei Arthur) como na atualidade ( O homem que corrompeu Hadleyburg).
Seus melhores romances são As aventuras de Tom Sawyer , e sua continuação , ainda melhor, As aventuras de Huckleberry Finn. As andanças picarescas de seus jovens protagonistas refletem, em sua aparente simplicidade, tanto os problemas sociais e raciais da sociedade norte-americana como alguns aspectos profundos da natureza humana.
Jack London (1876-1916) é um narrador realista de estilo ágil e direto. Em seus contos e romances exalta a força e a bondade natural do homem, deteriorado pela civilização.
A natureza, a paisagem e os animais configuram seu universo narrativo. Escreveu romances de aventura inspirados em recordações pessoais, entre os quais sobressaem O chamado da floresta, Caninos brancos (os dois ambientadas no Alasca) , O lobo do mar e Martin Éden.
Prof. José Pereira da Silva