Search
quinta-feira 21 novembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Monsier Jourdain

A personagem principal de O burguês gentil-homem, comédia balé de Molière, Monsieur Jourdain não tem prenome : é ironicamente designado por monsieur (senhor), o que assinala ao mesmo tempo o seu desejo de ser um monseigneur (título honorífico destinado a certos personagens eminentes).O título é um oxímoro, ou seja, a aliança de dois termos contraditórios: ninguém se torna gentil-homem, nasce gentil-homem.

M. Jourdain é um burguês parisiense, possuído por uma obsessão: Não vejo nada mais belo do que frequentar os grandes senhores. Dominado pela ambição insensata de tornar-se um homem nobre, ele faz tudo para imitar os gentis-homens: decide, aprender a esgrima, a filosofia, a dança etc.

Ao longo da peça vemos Jourdain enlouquecer progressivamente. Ele acredita em todos os que dão lições.
Com essa comédia de tipos, às vezes próxima da farsa, Molière criou um personagem pitoresco, que traduz muito bem a toda vaidade dos burgueses de sua época, empenhados de imitar os nobres.

M. Jourdain tornou-se uma perfeita imagem do seu jeito ridículo, incapaz de perceber quanto é vítima de sua alucinação de grandeza.

Joudain desempenha o papel de revelador dos comportamentos humanos. Ilumina o fato de que o mundo dos grandes, tal como representado pelos seus pequenos senhores, é o mundo da ostentação, do pedantismo, da galanteria artificial, das convenções estreitas. A dimensão politica da peça reside na acusa~]ao contra a aristocracia. Molière mostra como uma certa nobreza tira proveito da bolsa dos burgueses e só mediante a arte da aparência consegue justificar seus privilégios.

Prof. José Pereira da Silva