Os pensadores iluministas italianos mais importantes são Giambattista Vico (1668-1744), cujas reflexões sobre a história antecipam o Romantismo , e Cesare Beccaria (1738-1794), autor de Dos delitos e das penas, obra que revoluciona o direito penal ao aplicar os ideais humanitários e racionais do Iluminismo.
Quanto à lírica, predomina a corrente arcádica, poesia vista como jogo, de tema pastoril e mitológico, formalmente antibarroca. Sua melhor expressão se encontra nos libretos de ópera de Pietro Metastasio (1698-1782), cujos textos foram musicados por compositores como Vivaldi, Haendel, Gluck, Meyerbeer e Mozart.
Muito diferente é a obra de Giuseppe parini (1729-1799), o melhor poeta da época. Escreveu “O dia”, longo poema narrativo em que descreve a frivolidade da alta sociedade milanesa.
No que diz respeito ao teatro, o dramartugo mais importante do século é Carlo Goldini (1707-1793). Suas comédias (A dona da pensão, O café, As rimas de Chiaggia) são de trama amorosa leve e de enredo e estrutura clássica. No entanto, a ambientação realista nas ruas de Veneza e a linguagem coloquial tomam seus textos muito modernos.
Também tiveram muito êxito as comédias de Carlo Gozzi (1720-1806), fábulas teatrais que mesclam elementos fantásticos com personagens da época, como O amor das três laranjas e Turandot.
Prof. José Pereira da Silva