Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Literatura Épica Medieval

A existência de uma poesia épica de exaltação heróica e nacional é uma constante desde a antiguidade em todas as civilizações. Sem dúvida , a Idade Média foi a época dourada da epopéia. Nas recém-nascidas culturas européias proliferavam os cantos consagrados às façanhas dos nobres cavaleiros.
A epopéia medieval reflete a vontade dos povos europeus de criar uma identidade nacional, simbolizada pelos heróis antigos. As biografias grandiosas e os conflitos de honra dos heróis são temos das canções de gesta, que também serviam para reforçar a estrutura social feudal e homenagear a nobreza dominante. As cantigas épicas, anônimas, eram difundidas de forma oral pelos jograis,visto que não tinham uma forma fixa e cada jogral a alterava de sua maneira.Os nobres apreciavam muito esses recitais,em que viam refletidas nos heróis épicos suas próprias virtudes; e também o povo, que tinha neles seus únicos momentos de diversão.
Além disso, eram um meio de difusão popular da história,já que, ainda que com muitos elementos fantásticos, tinham o ponto de partida em algum acontecimento ou personagem histórico – inclusive, seus dados se incorporavam às crônicas históricas em prosa. Muitos poemas se perderam, e as versões que conhecemos as que foram redigidas muito depois de seu aparecimento.

Prof. José Pereira da Silva