Durante a Antiguidade, floresceu no subcontinente hindu uma grande civilização em que a literatura conheceu diversas formas, gêneros e manifestações. Essa literatura foi escrita m sânscrito, o antigo idioma do país e a mais velha língua indo-europeia conhecida, conservada até hoje como idioma de cultura.
A primeira fase da literatura sânscrita emprestou seu nome da palavra veda, que significa “conhecer”.Basicamente, ela consiste em um amplo conjunto de textos religiosos ( rezas e descrições de ritos, hinos, tratados filosóficos, aforismos etc) . Os mais antigos , reunidos na compilação chamada Rig-Veda, remontam ao século XV a. C.
O período clássico começa no século V a.C. e apresenta uma notável diversidade de gêneros:
a) Poesia épica: a epopéia tradicional nos proporcionou duas grandes obras, o Mahabharata e o Ramayana, ambas recolhidas por escrito a partir o século V a.C. O Ramayana, que tem suas origens atribuídas a certo Valmiki, narra os esforços do ri Rama para resgatar sua esposa raptada pelo monarca dos demônios. De grande cuidado formal, inclui lendas e noções de filosofia. Seguindo o modelo do Ramayana, a partir do século VII aparece uma poesia épica artística e erudita com emas históricos e mitológicos.
Por José Pereira da Silva – professor de História