John Donne (1572-1631) é o mais importante poeta metafísico. Famoso também por seus dotes de pregador e pela beleza de seus sermões, escreve uma poesia que rechaça a musicalidade anterior e emprega um tom dramático e coloquial para expressar suas inquietudes e sentimentos mais íntimos.
Sua poesia, de grande personalidade estilística e liberdade quanto às formas métricas é dotada de muita expressividade, profundidade e paixão, e por isso atraiu grande quantidade de seguidores. Seus temas mais importantes são o amor, a morte e a religião, mas independentemente do tema, quando Donne expressa seu sentimento poético (seja com relação a Deus ou à amada), ele o faz de forma tão pessoal e sincera que sua poesia alcança qualidade enorme.
Sua obra se divide em dois períodos:
a) No primeiro, que abarca de 1593 a 1600, trata-se de temas satíricos e amorosos, em livros como Sátiras, Elegias e Canções e sonetos.
b) No segundo, que coincide com sua ordenação como sacerdote, caracteriza-se por uma profunda religiosidade; os livros desse período são Litania, Sonetos sacros e Hinos.
Prof. José Pereira da Silva