Honoré de Balzac ( 1799-1850) é um escritor romântico na forma e no estilo, sobretudo nas primeiras obras, folhetins históricos e fantásticos. Mas seu grande poder de observação e sua capacidade de descrição convertem-no em um dos criadores do romance realista.
Em 1830 concebe o grande projeto literário A comédia humana, uma coleção de romances que pretende descrever exaustivamente a sociedade : suas classes, seus interesses, suas preocupações, seus tipos humanos.
Entre elas há desde romances históricos até simbólicos ou policiais, como Um caso tenebroso.
Balzac tenta descrever a maior quantidade possível de cenários e ambientes sociais, e então os romances se agrupam por temas: há romances sobre vidas privadas; outros são de ambientação parisiense; também há romances que se passam em províncias, ou que narram a vida no campo.
A maior parte descreve criticamente a sociedade da época. Entre os muitos títulos se destacam Eugênia Grandet, centrada em um homem avarento que impede a felicidade de sua filha, e O pai Goriot, que, pelo contrário, narra os sacrifícios de um pai para satisfazer os desejos e caprichos de suas filhas.
Prof. José Pereira da Silva