Search
sexta-feira 27 dezembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Geração Perdida: Scott Fitzgerald

Ficaram conhecidos com esse nome os escritores norte-americanos que refletiram o clima de pessimismo e desconcerto que se seguiu à Primeira Guerra Mundial. Refugiados na Europa por causa do frustrante panorama cultural de seu país, descreveram a inutilidade e a crueldade da guerra, os felizes anos 1920, a era do jazz, a depressão econômica e a sociedade norte-amaricana em geral.

A crise moral que esses escritores viveram se relaciona à crise literária, o que os levou a buscar novas formas de expressão.

Scott Fitzgerald (1896-1940) foi um escritor de êxito e pôde desfrutar uma vida rica, que ele descreve criticamente em seus romances. Apesar disso, teve inúmeros problemas no final da vida. Autor de estilo conciso e linguagem esplêndida, retratou o clima moral da geração perdida em Deste lado do paraíso.

A vida vazia dos ricos e o mito do sonho americano é o tema de O grande Gatsby, sua obra-prima. Outros títulos são Suave é a noite e o incompleto O último magnata , que trata do mundo do cinema.

Prof. José Pereira da Silva