O esporte deve também ser visto como ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco.
O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também um instrumento para comunicar valores que promovam o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna.
Pensemos na lealdade, na amizade , na partilha, na solidariedade. São Muitos os valores e atitudes fomentados pela prática ética do esporte se revelam importantes em todos os aspectos da existência, concretamente na construção da paz. O esporte bem praticado e com valores ensina-nos a construir a paz.
Destaca três lições da prática esportiva, três atitudes essenciais: a necessidade de treinar, o fair play e a honra entre competidores. Em primeiro lugar, o esporte ensina-nos que, para vencer, é preciso treinar.
Podemos ver, nesta prática esportiva, uma metáfora da nossa vida. Na vida, é preciso lutar, treinar, esforçar-se para obter resultados importantes.
O espírito esportivo torna-se , assim, uma imagem dos sacrifícios necessários para crescer nas virtudes que constroem o caráter de uma pessoa. Em segundo lugar, o fair play tem algo a nos ensinar. Para se praticar bem um esporte é necessário pensar no bem do outro (s), não em si mesmo.
Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não podemos ignorar as pessoas que nos rodeiam, pois toda a sociedade fica prejudicada.
Em terceiro lugar, a honra devida entre os competidores.O segredo da vitória, no esporte, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro de treino e competição. Ninguém vence sozinho, nem no esporte, nem na vida.
Aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos sairão vencedores, fortalecendo os laços que nos unem.
Prof. José Pereira da Silva