John Steinbeck (1902-1968), autor de diversos romances , denuncia as injustiças que padecem os setores mais humildes do país, sobretudo os trabalhadores do campo, que se viram muito afetados pela depressão econômica dos anos 1930.Suas obras expõem a realidade econômica e pintam tipos simples e ingênuos em luta contra o egoísmo e a corrupção.
Seus romances Sobre homens e ratos e As vinhas da ira são de ambientação rural e se localizam em grandes extensões de terra do centro e do sul do país.
Também é famoso A leste do Éden, drama rural que discute, por meio de duas famílias, a ideologia e os valores da sociedade da época. E recebeu o Prêmio Nobel em 1962.
Sinclair Lewis (1885-1951) retrata com realismo e ironia a asfixiante vida provinciana em Rua principal, seu romance mais conhecido, que se passa em uma pequena e tediosa cidade do interior dos Estados Unidos. A protagonista da novela vê como suas expectativas se frustram pela estreiteza de pensamento dominante na cidade. Lewis também escreveu Babbit, em que reflete a desumanização gerada pelo mundo dos negócios e das empresas.
Prof. José Pereira da Silva