Nathaniel Hawthorne (184-1864) retrata em suas obras a severa sociedade puritana da Nova Inglaterra e explora nelas o tema do pecado e do mal. Seus livros principais são A letra escarlate, sobre a vida dos primeiros colonos, e A casa das sete torres, de viés fantástico. O sobrenatural também caracteriza seus contos.
Herman Melville (1819-1891) é um dos melhores escritores do século XIX. Suas primeiras obras tratam de temas marítimos, da mesma maneira que Moby Dick, um dos grandes romances de todos os tempos. Narra a perseguição obsessiva a uma baleia assassina pelo capitão Ahab até o desastre final. A trama se converte em uma metáfora da ganância do homem, heróico e soberbo ao mesmo tempo, para vencer a natureza e o mal, segundo as interpretações dadas à misteriosa baleia.
Merville se destaca também na narrativa curta, com três grandes títulos: Bartleby, o escrivão, relato sobre o funcionário de um escritório que antecipa os temas e inquietações do escritor tcheco Franz Kafka; Benito Cereno, de intriga angustiante, e Billy Budd, sobre a morte de um jovem marinheiro.
O poeta Walt Whitman (1819-1892) trouxe um ar renovador à poesia com a liberdade métrica de seus versos e a recuperação da realidade como matéria lírica. É autor de um único livro, Folhas na relva. Seus longos poemas, escritos em versos rigorosos, celebram o individualismo, a democracia, a liberdade e a sensualidade.
Prof. José Pereira da Silva