A mitologia antiga consiste em um conjunto de lendas e relatos, frequentemente de fundo religioso, protagonizados por deuses e heróis – filhos de um deus ou deusa com um(a) mortal. Em sua origem, pretendia servir para explicar os fenômenos da natureza e os feitos do passado.
Ainda que essa função tenha sido coberta posteriormente pela filosofia e pela história, os mitos sobreviveram graças a sua beleza e tramas apaixonantes, que serviram de fonte de expiração para a criação literária. Como os mitos gregos eram muito amplos e complexos, foi necessário compilá-los e sistematizá-los. Quem se encarregou disso foi Hesíodo (século VIII a.C). Suas principais obras são:
Teogonia: poema que conta os mitos da origem do mundo e resume o parentesco entre os deuses. É o único texto remanescente que expõe de maneira organizada o conjunto dos deuses gregos.
Os trabalhos e os dias: poema de intenção moral que explica a atividade agrícola enquanto faz reflexões sobre ambição por riquezas e as virtudes do trabalho.
José Pereira da Silva