Search
quinta-feira 7 novembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Comédia grega

A comédia é muito diferente da tragédia. Os temas não são elevados, nem personagens são heróis, reais ou deuses. A intenção é divertir e criticar certos aspectos da sociedade contemporânea, às vezes bastante importantes: os militares, os políticos, a justiça.
A comédia não se inspira apenas em um episódio mitológico, mas também em aventuras fantásticas protagonizadas por um herói esperto.
Conservavam-se comédias da época clássica de apenas um autor: Aristófanes (447-386 a.C). A fantasia carnavalesca, o humor disparatado, a paródia e a bufonaria são os elementos de suas onze comédias. Em suas obras há fantasia, brincadeiras, sátira, chistes, cantos e muita farra.
Em algumas de suas comédias o coro não se compõe de seres humanos e entra em cena convenientemente disfarçado; é o caso, por exemplo, de As vespas, As aves, As nuvens e As rãs. Outras comédias importantes de Aristófanes são Lisístrata, A assembléia de mulheres e A paz.
Aristófanes representa um tipo de teatro que se denomina comédia antiga. Mais tarde surge outra modalidade, a comédia nova, que apresenta obras de costumes, com ambientes familiares, um cidadão quase burguês, tramas amorosas e personagens estereotipados ( o soldado fanfarrão, os jovens enamorados, o velho, o avaro). Essa comédia nova, que apresenta um humor menos disparatado que o de Aristófanes, é representada por Menandro (342-291 a.C.), que teve grande êxito em seu tempo e foi muito imitado pelos comediantes romanos.