Search
domingo 12 janeiro 2025
  • :
  • :

Literatura em gotas – Barroco literário Alemão

O século XVII na Alemanha foi marcado pela Guerra dos Trinta Anos, que deixa o país desolado. Nessa época surge uma grande poesia lírica religiosa, de estilo barroco moderado. Seus representantes mais importantes são:
a) Martin Opitz (1597-1639). Em sua obra O livro da poética alemã, denuncia os barbarismos e vulgarismos, introduz o verso alexandrino ( de 12 sílabas) e estabelece as bases da métrica alemã. É autor, entre outros títulos, de Poemas alemãos e Daphne, primeiro libreto de ópera em alemão, e Pastoral da ninfa Hercinia. Teve discípulose seguidores, como Paul Fleming (1609-1640) e Andreas Gryphis (1616-1664).
b) Angelus Silesius (1624-1677). Sua principal obra é O peregrino angelical, de poesia místico-religiosa, que explora o caminho até Deus através da hierarquia dos anjos.
Sem dúvida, a melhor obra do período barroco alemão é o romance O aventureiro Simplicius Simplicissimus, de Hans Von Grimmelshausen (1621-1676), em que o autor adota o modelo da novela picaresca espanhola (no início do século o Lazarillo de Tormes é traduzido para o alemão).
O protagonista se faz passar por louco para evitar os horrores da guerra, mas não consegue e será logo no início vítima dela, e depois participará no conflito.
Grimmelshausen descrê de maneira realista e satírica a sociedade e os costumes nos territórios alemães na segunda metade do século, arrasados pela guerra e pelos mercenários que combatem em ambos os lados.

Prof. José Pereira da Silva