No século XVII desenvolveu-sena Espanha o movimento cultural e artístico chamado Barroco, marcado por uma visão pessimista da vida – conseqüência da profunda crise econômica e social do país e do desengano com os ideais humanistas do Renascimento. A poesia e o teatro foram os grandes destaques do período.
Luís de Góngora y Argote ( 1561-1627) é o representante máximo da poesia barroca na Espanha. Alcançou grande notoriedade e viveu próximo a nobres. Perto de morrer, perdeu muito de sua influência, o que se reflete na sua obra final, com um tom mais desenganado. Em sua obra se distinguem duas vertentes: os poemas cultos e os populares.
Na poesia cultista, em que usa a métrica de origem italiana, estão os sonetos e poemas extensos:
a) A Fábula de Polifemo e Galateia relata a história mitológicado amor dociclope Polifemo pela ninfa Galateia. A ninfa está apaixonada por Acis, e Polifemo o mata. Os deuses convertem Acis em um rio. Nessa obra, aparecem refletidos o contraste barroco entre a beleza e o monstruoso por meio dos protagonistas.
b) As Soledades narram a história de um jovem náufrago que, acolhido por alguns pescadores, tem a oportunidade de conhecer o mundo idílico deles. Essa obra defende o contato com a natureza e o distanciamento da cidade.
c) Seus sonetos tratam de diversos temas, como o amor, o carpe diem, o elogio a pessoas conhecidas, as evocações de paisagem e os assuntos morais.
Na poesia popular, Góngora realizou composições com estilo menos complexo. Muitos desses poemas adquirem tom satírico e neles diversos tipos sociais são caricaturizados.
Prof. José Pereira da Silva