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quinta-feira 26 dezembro 2024
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Literatura em gotas – A repercussão do Brasil e sua cultura na literatura africana

Os escritores que viviam nos territórios ocupados por Portugal viam tratados na literatura brasileira uma sorte de problemas e reconheciam um tipo de sociedade que não encontravam, por exemplo, na literatura portuguesa. Uma ex-colônia que tinha conquistado a sua independência e tinha em sua população um contingente considerável de descendentes de africanos parecia um modelo a ser seguido.
Nas obras de Jorge Amado, por exemplo, muitos africanos viram, pela primeira vez, personagens negros e/ou mulatos como protagonistas. Não podemos nunca esquecer que na literatura colonial, que ganhou incremento a partir dos anos 30, o africano poucas vezes ultrapassava a condição de elemento do cenário.
E quando tal acontecia, o freqüente era que ele fosse pintado com as formas e cores dos estereótipos. Em maior ou menor escala, encontramos a repercussão do Brasil e sua cultura em vários desses países. Entrevistas dos participantes da geração dos Novos Intelectuais de Angola, responsáveis pela modernidade literária em Angola, confirmam a relevância do legado brasileiro.
E se vamos diretamente aos textos, observamos, por exemplo, a eleição de Pasárgada, a imagem celebrada no famoso poema de Manuel Bandeira, à categoria de ícone na poesia cabo-verdiana. Oswaldo Alcântara, Jorge Barbosa, Onésimo Silveira e Ovídio Martins, na diversidade de suas propostas poéticas, tiveram com o poeta brasileiro uma significativa interlocução. Poemas como “Itinerário de Pasárgada” e Anti-evação atestam a dimensão da cultura brasileira na cultura brasileira na trajetória da poesia no arquipélago.

Por José Pereira da Silvaprofessor de História